A colheita de soja em Mato Grosso avançou 11,86 pontos porcentuais na última semana e alcançou 88,12% da área plantada com a oleaginosa no Estado, segundo boletim do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Os trabalhos seguem levemente atrasados em comparação ao porcentual apurado em igual período do ano passado, 90,45%, mas superam a média dos últimos cinco anos, de 81,53%. A retirada dos grãos está mais acelerada na região Médio Norte do Estado, onde chega a 96,92% das plantações.
O plantio do milho segunda safra progrediu 16,70 pontos porcentuais na semana e atingiu 89,36% da área estimada para Mato Grosso. Ainda há atraso, porém marginal, em relação à época correspondente do ano passado, quando o cultivo havia sido realizado em 89,68% da área, e à média dos últimos cinco anos, de 94,08%. A região norte continua liderando os trabalhos, com 98,24% da área prevista já cultivada.
Com relação ao algodão, o Imea informou que a semeadura avançou 0,04 ponto porcentual na semana e, assim, foi concluída no Estado. Há um ano, o cultivo da pluma também havia sido concluído.
Estadão Conteúdo