São múltiplos os fatores que podem aumentar o risco de desenvolvimento de diferentes tumores cancerígenos, mas um deles é o consumo de alimentos ultraprocessados. Segundo uma pesquisa publicada na revista eClinical Medicina em 2023 (part of THE LANCET), a estimativa é de que haja um aumento de 40% da doença no mundo até o ano de 2040.
Dessa estatística, no entanto, a previsão é de que 50% dos possíveis novos casos possam ser revertidos por estarem relacionados a fatores básicos de se resolver como sedentarismo e, justamente, o consumo de alimentos ultraprocessados. Para o médico oncologista André Crepaldi, diretor da Oncolog, a regra geral é de que esse tipo de alimento seja sempre que possível evitado.
“O hábito desse consumo aumenta o risco não somente de câncer, mas também de desenvolvimento de diabetes tipos 2, colesterol, obesidade e câncer. Por isso, devem ser evitados”, esclarece Crepaldi. Ainda de acordo com o estudo, os cânceres de pulmão, cerebral e linfoma estão entre os que mais tendem a se desenvolver entre pessoas que consomem ultraprocessados.
“Traçar uma alimentação saudável é o caminho para prevenir várias doenças. Sempre evite comprar comidas prontas e opte sempre por itens naturais ou minimamente processados”, diz Crepaldi. De acordo com o Inca, entre 80% a 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. Isto porque, são provocadas por mudanças no meio ambiente, ocasionado pelo homem.
Já os fatores internos como hormônios, condições imunológicas, mutações genéticas e comportamental estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. “Práticas saudáveis fazem a diferença. Então, é importante desfazer o pensamento de que existe um alimento isolado, que seja capaz de prevenir ou tratar o câncer”, conclui o médico.
Oncolog
A Oncolog é uma clínica especializada em atendimento oncológico completo para prevenção e tratamento de câncer, e que prioriza o atendimento humanizado. Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. A unidade também atende em Várzea Grande, Primavera do Leste e Cáceres.