O governador Mauro Mendes (UB) declarou que vai manter tolerância zero com relação às invasões de terras em Mato Grosso. A declaração foi dada em um vídeo postado nas redes sociais ao lado de representantes da produção agrícola.
“Quero dizer a todos os mato-grossenses que o governo do Estado vai ter tolerância zero com qualquer tipo de atividade de invasão e qualquer tipo de atividade criminosa. Determinei ao secretário de estado de segurança pública que possa prontamente agir para defender a integridade e a vida das pessoas”, disse.
A declaração incisiva de Mendes ocorre após o MST (Movimento dos Sem Terra) invadir terras de propriedade da empresa Suzano em Jacobina, município localizado no extremo sul da Bahia. Após dias de inércia, o Governo Federal, o ministro Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, busca intermediar uma solução para evitar conflitos.
O governador ressaltou que o Estado vai conciliar o exercício de direitos pela população, mas, jamais, ser conivente com invasões de terras e outros crimes.
“Peço a todos que não ousem aqui em nosso Estado porque a tolerância será zero. Vamos trabalhar juntos na legalidade com o Ministério Público e a Justiça. Mas nós iremos defender todos aqueles que trabalham e produzem. Defendemos o livre direito de reivindicar de fazer suas justas reivindicações, porém, sem transgredir a lei e a propriedade daqueles que os tem. Peço a todos que procurem os canais oficiais, entrem em contato com seus sindicatos, falem com suas entidades e a polícia”.
Por último, Mendes destacou que a liberdade será sempre respeitada e valorizada no Estado. “Vamos construir um território livre em Mato Grosso, onde as pessoas possam trabalhar, produzir, ter direito a desempenhar suas atividades, porém, sem praticar qualquer tipo de crime, e muito menos invasão”.
Confira à íntegra do vídeo:
TV NOVA CAPITAL NOTÍCIAS/REPORTER MT/RAFAEL COSTA