Quarta-feira, Janeiro 22, 2025
InícioNacionalPor dívida, pastor Valdemiro perde canal de TV

Por dívida, pastor Valdemiro perde canal de TV

Mergulhada na mais grave crise financeira de seus 24 anos de história, a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, deixou de ocupar as 22 horas de programação que tinha no canal 32 de São Paulo durante três dias. A frequência abrigou a antiga MTV Brasil (1990-2013) e a Loading (2020-2021). Em transmissões na web e no rádio, pastores tinham admitido as dificuldades de pagar dívidas.

Como já havia informado o Notícias da TV, a saída poderia ser revertida assim que as partes chegassem a um acordo. Após três dias fora do ar, a transmissão da igreja foi restabelecida na madrugada de quarta (15) depois de o pagamento ser feito.

A última transmissão da Igreja Mundial do Poder de Deus no canal 32 tinha acontecido no domingo (12). Desde então, a emissora, que pertence ao grupo Spring, estava reprisando sem pausas o jornalístico De Olho no Mundo –um conteúdo de agências internacionais e que existe apenas para cumprir a lei que obriga todos os canais abertos a terem uma hora e meia diária de jornalismo.

No ar, pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus não esconderam que o canal 32 tinha deixado de ser ocupado por causa de dificuldades financeiras. “Nos ajude a retomar o canal que estávamos e nos reconstruir”, disse o bispo Anderson Araújo, na manhã de terça (14).

O canal 32 de São Paulo é o único ocupado durante 22 horas por dia pela Igreja Mundial. Desde 2015, a instituição religiosa não tem mais horários em uma das cinco grandes redes do Brasil, diferentemente de sua maior concorrente, a Igreja Universal do Reino de Deus –que ampliou presença na RedeTV! e na TV Gazeta, por exemplo. Além disso, a IURD ocupa 22 horas da CNT.

Antes de ter a programação comprada por Valdemiro, o canal ficou durante um ano ocupado pela Loading, projeto geek feito pela Spring. A grade até deu resultados interessantes de audiência, mas teve bastidores conturbados. A produção durou apenas seis meses e chegou ao fim após o término das licenças de desenhos japoneses.

Valdemiro tenta campanha extra

Por causa dos problemas, a Igreja Mundial do Poder de Deus criou o chamado “carnê da reconstrução”. Trata-se de uma oferta mensal dividida em doze meses, um extra em relação ao tradicional dízimo que os fiéis já desembolsam. A tentativa é de levantar dinheiro para pagar as prestações atrasadas e regularizar um possível retorno à TV.

Recentemente, funcionários da TV IMPD entraram em greve durante 20 dias por conta do atraso recorrente de salários, não pagamento de parcelas do 13º salário e a falta de depósito do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) por parte da Igreja.

No fim de janeiro, Valdemiro Santiago fez uma campanha para arrecadar R$ 10 milhões para compensar os pagamentos. A greve foi finalizada no último dia 11, mas os trabalhadores seguem em estado de paralisação. Se o apóstolo voltar a atrasar compromissos trabalhistas, os funcionários cruzarão os braços novamente.

Procurado pelo Notícias da TV, Dennis Munhoz, ex-executivo da Record e atual advogado da Igreja Mundial, não respondeu aos contatos feitos por telefone desde a manhã desta terça. O espaço está aberto.

TV NOVA CAPITAL NOTÍCIAS/NOTÍCIAS DA TV/UOL

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidadespot_img
Publicidadespot_img

Mais Populares

Comentarios recentes